sexta-feira, 4 de maio de 2012

Consulta de Ifá


      Este mito fala sobre o retorno final de òrúnmilà para o òrun, ficando os Ikin como seus representantes na Terra. Tem inicio num determinado tempo, quando Òrúnmilà ainda não possuía filhos e seus oponentes o recriminavam: “Bàbá ò ní bí omo ni ife.”[“O pai que não tem filhos em Ifé”]. Mas estavam enganados, pois mais tarde ele veio a ter oito filhos que se tornariam reis em várias cidades yorubás.
      O primeiro filho foi denominado Alárá, o rei da cidade de Ará; o segundo foi Ajerò, rei de Ìjerò; o terceiro, Olóyémoyin, rei da cidade de Oyé; o quarto, Alákegi; o quinto, Óntagi-òlélé, rei de Ìtagi; Eléjèmòpé, de Ìjèlú; Owaràngún-àga, título de sacerdotes de Ifá; e Olówò, rei de Òwò.
      Òrúnmìlá sentiu-se realizado, e, por ocasião de uma grande solenidade, quando celebrava um ritual, mandou chamar seus filhos. Atendendo ao chamado, todos prestaram obediência ao pai, saudando-o com a expressão: “Àborúboye bo síse”. [“Que os rituais sejam abençoados e aceitos.”]. Apenas Olówó se recusou a saudar Òrúnmilà. Além disso, ele estava todo vestido de forma idêntica ao pai, o que significava uma afronta e desrespeito à autoridade paterna.
      Òrúnmilà exigiu que ele dissesse as mesmas palavras que os irmãos, mais ele se recusou, permanecendo de pé e dizendo:
“Òrúnmilà, você se veste com a roupa òdùn, e eu me visto com a mesma roupa; você empunha o òsùn feito de bronze, também tenho o meu cajado de bronze; suas sandálias são de bronze, as minhas também são; você usa uma coroa, e eu também. Assim, uma cabeça coroada não se curva para outra cabeça coroada.”
      Diante do que esta vendo – uma total afronta à sua autoridade -, Òrúnmilà se enfureceu e arrancou o òsùn das mãos de Olówó, o que significava a cassação da autoridade. Mas não ficou apenas nisso. O fato levou Òrúnmilà a se retirar do plano terrestre e retornas ao òrun. O resultado foi a fome, a peste, as doenças, a esterilidade, pois Òrúnmilà representava o príncipio da ordem, da sabedoria, da fertilidade. Sua partida levou a Terra a um colapso, ameaçando a extinção humana.
Os habitantes da Terra se viram clamando pela sua volta. Os rios secaram, os doentes continuaram enfermos, as espigas de milho brotavam, mas não amadureciam. Sacrificios foram feitos, mas sem resultado algum. Pediram que os filhos intercedessem pelo seu retorno a fim de restaurar a ordem das coisas.
      Diante disso, os filhos foram até o òrun para pedir que o pai voltasse. Rogaram e recitaram preces de louvore. Mas o pai, mesmo com a decisão já tomada, ordenou-lhes os dezesseis Ikin, os coquinhos sagrados de Ifá, dizendo-lhes: “Quando chegarem em casa, se desejarem possuir dinheiro, serão esses Ikin que deverão consultar; se desejarem esposas e filhos, serão esses Ikin que deverão consultar.”
      Fazendo um determinado ritual, Òrúnmilà reassumiu sua autoridade, colocando-se como a ligação entre o òrun e o àiyé. Deixou de herança a seus filhos e discípulos o sistema de adivinhação que permitiria invoca-lo em todos os momentos necessários

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