Consulta de Ifá
Este mito fala sobre o retorno final de òrúnmilà para o òrun, ficando
os Ikin como seus representantes na Terra. Tem inicio num determinado
tempo, quando Òrúnmilà ainda não possuía filhos e seus oponentes o
recriminavam: “Bàbá ò ní bí omo ni ife.”[“O pai que não tem filhos em
Ifé”]. Mas estavam enganados, pois mais tarde ele veio a ter oito
filhos que se tornariam reis em várias cidades yorubás.
O primeiro
filho foi denominado Alárá, o rei da cidade de Ará; o segundo foi
Ajerò, rei de Ìjerò; o terceiro, Olóyémoyin, rei da cidade de Oyé; o
quarto, Alákegi; o quinto, Óntagi-òlélé, rei de Ìtagi; Eléjèmòpé, de
Ìjèlú; Owaràngún-àga, título de sacerdotes de Ifá; e Olówò, rei de
Òwò.
Òrúnmìlá sentiu-se realizado, e, por ocasião de uma grande
solenidade, quando celebrava um ritual, mandou chamar seus filhos.
Atendendo ao chamado, todos prestaram obediência ao pai, saudando-o com a
expressão: “Àborúboye bo síse”. [“Que os rituais sejam abençoados e
aceitos.”]. Apenas Olówó se recusou a saudar Òrúnmilà. Além disso,
ele estava todo vestido de forma idêntica ao pai, o que significava uma
afronta e desrespeito à autoridade paterna.
Òrúnmilà exigiu que ele dissesse as mesmas palavras que os irmãos, mais ele se recusou, permanecendo de pé e dizendo:
“Òrúnmilà, você se veste com a roupa òdùn, e eu me visto com a mesma
roupa; você empunha o òsùn feito de bronze, também tenho o meu cajado
de bronze; suas sandálias são de bronze, as minhas também são; você
usa uma coroa, e eu também. Assim, uma cabeça coroada não se curva para
outra cabeça coroada.”
Diante do que esta vendo – uma total
afronta à sua autoridade -, Òrúnmilà se enfureceu e arrancou o òsùn das
mãos de Olówó, o que significava a cassação da autoridade. Mas não
ficou apenas nisso. O fato levou Òrúnmilà a se retirar do plano
terrestre e retornas ao òrun. O resultado foi a fome, a peste, as
doenças, a esterilidade, pois Òrúnmilà representava o príncipio da
ordem, da sabedoria, da fertilidade. Sua partida levou a Terra a um
colapso, ameaçando a extinção humana.
Os habitantes da Terra se
viram clamando pela sua volta. Os rios secaram, os doentes continuaram
enfermos, as espigas de milho brotavam, mas não amadureciam.
Sacrificios foram feitos, mas sem resultado algum. Pediram que os
filhos intercedessem pelo seu retorno a fim de restaurar a ordem das
coisas.
Diante disso, os filhos foram até o òrun para pedir que o
pai voltasse. Rogaram e recitaram preces de louvore. Mas o pai, mesmo
com a decisão já tomada, ordenou-lhes os dezesseis Ikin, os coquinhos
sagrados de Ifá, dizendo-lhes: “Quando chegarem em casa, se desejarem
possuir dinheiro, serão esses Ikin que deverão consultar; se desejarem
esposas e filhos, serão esses Ikin que deverão consultar.”
Fazendo
um determinado ritual, Òrúnmilà reassumiu sua autoridade, colocando-se
como a ligação entre o òrun e o àiyé. Deixou de herança a seus filhos e
discípulos o sistema de adivinhação que permitiria invoca-lo em todos
os momentos necessários
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